Será que não teremos Cartola FC esse ano?

Só de pensar que poderemos não ter aquele sentimento de torcer para cada um dos jogadores “mitarem” e “zuar” seu amigo no dia seguinte, já ficamos chateados.

Bom a resposta mais certa seria: Se tiver Brasileirão terá Cartola FC! É um projeto de grande sucesso do grupo Globo e não perderiam a chance de realizarem a edição esse ano.

Já que tudo dependerá do Campeonato Brasileiro de 2020, o Cartola desse ano poderá será diferente, dependendo de uma possível alteração no regulamento.

Nesse momento, claramente a saúde é mais importante que qualquer evento esportivo, assim esse período de quarentena continuará comprometendo o calendário do futebol nessa temporada, por um período ainda indeterminado.

Família foto criado por prostooleh – br.freepik.com

Além do Brasileirão, teremos datas comprometidas para Copa do Brasil, Libertadores e Sulamericana. Lembrando também que os Estaduais não foram finalizados.

Com tudo isso, fica claro que teremos um segundo semestre bem congestionado (caso as competições sejam liberadas nesse período), assim o Campeonato Brasileiro 2020 poderia sofrer alterações em seu regulamento, algo que não ocorre desde 2003 com início dos pontos corridos.

Veremos abaixo, algumas alternativas de alteração do regulamento devido a COVID-19.

Pontos Corridos

A manutenção dos pontos corridos é com certeza o regulamento mais desejado, já que é um modelo de sucesso utilizado nos últimos 17 anos.

Pontos corridos em 2 turnos (fórmula tradicional)

É o mais provável que ocorra, caso a ideia de iniciar o Brasileirão para agosto seja concretizada, há uma boa chance do campeonato de 2020 seja concluído apenas em Fevereiro de 2021, já que terão 38 datas para preenchimento e terão conflitos com outros campeonatos que serão disputado simultaneamente.

* Como observação, para cada semana de uma temporada do futebol brasileiro, são estipuladas duas datas, sendo uma rodada no meio de semana e outra no final de semana.

Pontos corridos em 1 turno

Imaginado uma projeção bem mais pessimista, podemos ter um campeonato com apenas um turno caso essa quarentena se estenda por meses. Nesse caso o campeonato seria reduzido para apenas 19 rodadas.

Com certeza para nós cartoleiros, daria um gostinho de quero mais no final do ano, mas seria melhor que cancelar o campeonato….

Mata-Mata

É uma alternativa defendida por alguns comentaristas esportivos, já que poderia melhorar o excesso de partidas no segundo semestre.

Mata-mata ida e volta

Seria a volta do modelo pré Brasileirão de 2003, onde tinhamos um turno de pontos corridos, sendo que os oito melhores se classificariam para quartas de finais com confrontos ida e volta eliminatórios até chegar a grande final.

Nesse caso economizaria 13 datas podendo assim garantir o término do torneio ainda esse ano.

Mata-mata tipo “Playoff”

Esse tipo de modelo, muito utilizado nos campeonatos americanos, já foi realizado em 1998 e 1999. Ele é muito semelhante ao modelo anterior , onde os oito melhores times se classificariam , porem ao invés de confrontos de ida e volta, teríamos um “melhor de 3” onde o time de melhor campanha tem o bônus de jogar 2 partidas em casa.

Para esse modelo a economia seria de 10 datas.

Mata-mata ida e volta estendido

Esse modelo é mais uma suposição do que de algo real, já que no turno de pontos corridos iriam se classificar 16 equipes, ficando de fora apenas os 4 rebaixados. Com isso o mata mata começaria das oitavas de finais, salvando 11 datas.

Adequação do calendário brasileiro ao europeu.

Essa é uma discussão polêmica, já que contraria a lógica de férias do hemisfério sul, onde se dá
preferência ao período de pausa no verão.Porém o argumento de quem é a favor dessa alteração, também é bem válido, pois evitaria dos times perderem grandes jogadores na janela forte de transferência europeia do meio do ano.

Esse novo calendário consiste na abertura da temporada no segundo semestre de um ano e
terminando no primeiro semestre do ano posterior.

Encurtamento da Copa do Brasil

Como o torneio já começou, o cancelamento ficaria bem pouco provável e uma das alternativas seria alterar os confrontos de ida e volta para confrontos únicos em campos neutros.

Encurtamento dos Estaduais

Nesse caso, dependeria muito das confederações de cada estado, já que não temos um regulamento em comum.

Temos um leque de alternativas, desde finalizar o campeonato do jeito que paralisou (dividindo o título entre os clubes ou escolhendo quem tem melhor campanha), ou optar por um diminuição de rodadas alterando o regulamento (igual exemplo da copa do Brasil), ou até não alterar nada (onde pode ocasionar uma sobrecarga de jogo para algumas equipes).

Como o campeonato paralisou na terceira rodada, ainda teríamos mais seis sequencias de mata-mata até seu final, assim diminuindo uma partida em cada um dos confrontos, aliviaria 6 datas no segundo semestre.

Enfim, foi noticiado que a CBF tem para estudos mais de 30 opções de calendário e agora é esperar para ver.

O fato que o Cartola FC desse ano já foi afetado e poderá ter um ritmo mais frenético, com mais frequências de duas rodadas por semana, o que é muito bom para os mais viciados no fantasy game e muitas discussões entre amigos. Torcer para tudo isso passar o mais rápido possível porque a saudades de mitar está enorme!!


Ainda não posso mandar abraços , então toque de cotovelo a todos!!!

Sobre o Autor

Edu Lopes
Edu Lopes

Paulistano de 36 anos , engenheiro de materiais a mais de uma década que resolveu entrar nesse mundo digital que com certeza tem muito a ser explorado. Desde sempre um amante de esportes que espera ansiosamente as “olimpíadas” e “copas do mundo” da vida Sou aquele cara que organiza desde bolão da família a ligas de Cartola com pessoal da empresa/amigos ; aquele que volta do trabalho escutando programa esportivo ; aquele comentarista amador de boteco ; aquele que coleciona álbuns de figurinhas de 4 em 4 anos….. Acho que já entenderam né.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *